Alunos de Medicina da FAMESC apresentam projeto de prevenção ao suicídio
Tem por objetivo, levar informações de promoção à saúde e prevenção ao suicídio a diversos estudantes de escolas públicas em Bom Jesus do Itabapoana
Os alunos do 2º ao 11º período do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) apresentaram no dia 16 de setembro, o Projeto de Extensão do curso, relacionado à prevenção ao suicídio.
O projeto idealizado pela professora/Psicóloga Ma. Maria de Lourdes Ferreira M. de Matos, através da disciplina de Integração Ensino Trabalho Comunidade Prática Clínica I (IETC: PCI), que iniciou-se em 2018, juntamente com seus alunos, e este tema fez parte de uma atividade de extensão.
Em agosto de 2022 o projeto foi construido e conta com a participação especial da Drª Bianca Magnelli, Drº Antonio Nere Norberg, Drº Alcemar Antonio Lopes de Matos, Drª Simone O. Lopes e Drª Lígia Cordeiro Matos Faial e os acadêmicos do curso de medicina. Além do apoio da psicóloga, professora Ma. Lidiane da Silva, que é aluna de medicina e faz parte do projeto junto aos demais.
“Depois de diversas rodas de conversa idealizei o projeto que é de grande extensão, mas devido as muitas atividades de todos os envolvidos e logo depois veio a pandemia provocada pela Covid-19, tivemos que parar. Só que agora iniciamos novamente, criei um grupo de WhatsApp e obtive muitas adesões de acadêmicos. Devido a esse grande quantitativo de jovens, as escolas começaram a pedir para que fizéssemos palestras, e assim com esta grande adesão dos acadêmicos, imediatamente foi realizada a divisão em 7 grupos e começamos a atender as escolas. Iniciamos pelas estaduais do município de Bom Jesus do Itabapoana e nossa meta é também chegar às escolas municipais. Hoje estamos aqui no Padre Mello, dando início ao projeto 'Prevenção ao suicídio', sendo a primeira apresentação", disse a Psicóloga e Professora Ma. Maria de Lourdes.
Segundo a organização do projeto, o tema do suicídio e tudo o que ele envolve, será sempre o tema de todas as apresentações. “Observamos que ocorrem suicídios todos os dias, por isso percebemos a necessidade do tema ser contínuo. O projeto está com agenda até dezembro e na intenção que ele seja sempre apresentado daqui para frente”, completou Lourdinha.
A importância de levar o tema para todas as escolas e envolvendo cada vez mais os jovens é destacado pela psicóloga profª. Ma. Maria de Lourdes e pela acadêmica do curso de medicina da Famesc, envolvida no projeto, Profª. Ma. Lidiane da Silva.
Segundo Lidiane, o objetivo é de levar informações de promoção à saúde e prevenção ao suicídio. “Os alunos do curso de medicina farão rodízio nas escolas, fazendo palestras, levando orientações, não somente para ajudar os alunos que estão em vulnerabilidade e sofrimento, mas também para ensinar sobre as emoções, sobre psicopatologias, como depressão e ansiedade”, disse.
A continuidade do projeto destaca a importância do cuidado e da prevenção. “É um projeto inovador no município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, porque ele não ficará somente no setembro amarelo, mas será desenvolvido durante todo o semestre, com proposta de continuidade no próximo ano. Cabe ressaltar que todas as escolas estaduais, localizadas neste município, aderiram o projeto, juntamente com a Psicóloga Profª. Ma. Maria de Lourdes (Lourdinha). Com isso, todos os alunos da rede pública estarão recebendo informações necessárias que são preconizadas pelo Ministério da Saúde. Todos que estiverem passando por algum problema emocional, serão encaminhados e orientados por meio dos setores pedagógicos de suas referidas escolas a buscarem acompanhamentos nos órgãos competentes do município, ou seja, terão suporte emocional através desse projeto", finalizou Lidiane.
_____________________________
Jornalista: Esio Bellido
Reg. nº 0036792/RJ – MTb
Comunicação Famesc